domingo, 24 de janeiro de 2016

O primeiro dia na aula de natação

Fotos by Papai
Desde o ano passado Iasmin está na fila de espera para fazer natação.

Graças a Deus, na última semana recebemos a ligação que a vaga dela tinha saído.

Estávamos radiantes!

A geração da Iasmin é tão elétrica que sempre acreditei e defendi que uma atividade é indicada o quanto antes. Seja algo relacionado á música, dança ou esporte.

Sem contar nos benefícios para a saúde.

No caso da natação, é comprovado que  os bebês melhoram sua coordenação, equilíbrio, força muscular (já acho a Iasmin forte pra caramba), relaxam, ganham apetite e dormem melhor.

Fato!

Estou escrevendo este post em um domingo, são 16:36 e Iasmin está dormindo desde meio dia.

Sábado foi a estreia dela!

A vovó comprou um biquíni fofo da Minnie, uma touquinha rosa toda estilosa, fora o roupão da Peppa que Iasmin se acha quando veste ele.

Ficamos na expectativa a semana toda.

O combinado era papai entrar com Iasmin, mamãe fotografar a primeira aula e nas próximas aproveitar a ida à academia para também fazer um atividade física.

Só que não!

A guerra começou no momento de colocar a touca. Iasmin não aceitava por nada, até que por fim a professora abriu uma exceção e deixou ela iniciar sem.

O papai entrou na piscina!

Iasmin começou a berrar, mas, a berrar, a berrar...que ficamos sem reação!

Fui até lá e a entreguei para o papai naquele momento em que a comparação é inevitável:

Todas as crianças se divertindo e só seu filho aos prantos.

Abre aspas para a mamãe:

Mamãe estava com uma calça de ginastica, uma camiseta e a maquina fotográfica.

Jamais imaginaria que teria que entrar na água. Não levei biquíni, maiô, nada!

Fecha aspas!

Se são 45 minutos de aula, uma hora de aula não sei, acho que Iasmin chorou 40.

Não consegui tirar uma foto se quer.

Só não pulei na piscina, pois, lembrei que não estava com a roupa apropriada.

Mais do que depressa fui até a recepção da academia e pedi a moça um maiô.

Troquei de roupa correndo e ai sim pulei na piscina.

Se não estava confortável para ela, imagina o meu desespero.

Fui acalmando, brincando, mostrando que as outras criancinhas estavam nadando, ela começou a querer imitar e bater as perninhas e a aula acabou...

Foram nem 10 minutos direito, mas o suficiente para registrar o pouco tempo que ela enfim sorriu no seu primeiro dia na natação.

No final a professora nos deu um crédito e explicou que é assim mesmo: ela vai pode estranhar no inicio, mas, logo se acostumará.

Que o tempo todo que ela chorou ela me procurava ao redor da piscina. Não que o papai não seja a pessoa adequada, mas, os bebês percebem nas mães mais segurança quando estão diante de um novo desafio.

A prova é que ela só parou de chorar depois que eu entrei na piscina.

No próximo sábado ou que eu entre com ela e seja assim até ela se acostumar ou que não deixe notar a minha presença.

Sim! Longe da gente eles se virão e se comportam de outra maneira.

Estamos utilizando o método matronatação que é justamente a natação com os pais onde, devemos mostrar segurança aos nossos filhos.

Tá vendo? Mais do que explicado agora!

Sábado que vem esperamos que seja diferente...

Segue agora mais alguns benefícios da natação para os nossos pequenos e as fotos que são créditos do papai.

Foram menos de dez minutos, mas, o papai está começando a pegar o jeito na fotografia. Afinal o blog está crescendo e vou precisar aumentar a equipe (risos)

Benefícios da natação

- Desenvolvimento psicomotor. Melhora a coordenação, o equilíbrio e o conhecimento do espaço. Aumenta a força graças aos exercícios musculares, fazendo com que exista um desenvolvimento prematuro nas habilidades psicomotoras tais como gatinhar e caminhar.

- Fortalecimento do sistema cardio-respiratório. É benéfico para a condição cardiovascular e, dessa forma, melhora a resistência do bebé. Amplia a capacidade do seu sistema respiratório e a regulação adequada à sua circulação sanguínea.

- Relaxa a criança. Os exercícios suaves combinados com a água a uma temperatura agradável relaxam o bebé, estimulam o seu apetite, aumentam o apetite e fazem com que a criança durma melhor e, como consequência, melhora o seu carácter e comportamento.

- Reforça a sua segurança e a sua independência. O bebé sente-se mais seguro e desfruta muito aprendendo a nadar ao sentir que os seus pais têm a sua atenção concentrada nele. Aumenta o seu sentimento de independência e de auto-confiança.

- Aumenta o coeficiente intelectual. Está demonstrado que os bebés que fizeram natação nos primeiros 2 anos de vida desenvolveram uma percepção maior do mundo que os rodeia. A água estimula a capacidade de brincadeira da criança e isto repercutirá positivamente nas futuras aprendizagens.

- Desenvolve as habilidades vitais de sobrevivência. Aprendem a ultrapassar dificuldades, o que mais à frente utilizarão no dia-a-dia para serem mais autônomos.

-  Ajuda na socialização. Estimula a confiança em si mesmo e, dessa forma, melhora a comunicação com os outros. A convivência na piscina com as outras crianças ajudará o seu filho a relacionar-se melhor, para além de aprender a compartilhar e a realizar atividades junto a outras pessoas.

- Fortalece o seu sistema imunitário. São crianças que não sofrem tantos resfriados, otites, etc. Isto porque o seu sistema acostuma-se a uma série de circunstâncias.






Até o próximo post.

Fonte: Todo Papás

Nenhum comentário:

Postar um comentário