quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Antes que agosto se vá: aos papais com carinho!

Não poderia deixar de fazer uma postagem no mês dos pais (já que não fiz no dia dos pais).

Agosto foi de fato um mês que agregou muitos valores no meu conceito e visão de paternidade.

Tenho um compadre que diz: “Dia dos pais é muito sem graça! Na escolinha da minha filha tem tudo para as mães e nada para os pais...é uma meia, um lenço e olhe lá!”

E não tiro a razão dele.

Pai é sempre o coadjunvante....

Mas, como disse no início, o mês de agosto provou que não é bem assim, e aprendi muito com uma comunidade de pais que veio para mostrar que eles podem fazer de tudo, bem como as mamães.

Entendo perfeitamente que há um grande número de mães solteiras e pais ausentes.

Mas, precisamos também mostrar o outro lado da moeda. Mesmo que seja a minoria (ainda) porém, uma minoria com um desejo enorme de fazer a diferença e servir de exemplo, convidando cada vez mais pais para fazerem parte deste time.

Sim! Há pais solteiros que criam não só um como vários filhos sozinhos...

Sim! Há homens que sonham em se tornarem pais....

Sim! Há pais que não abrem mão de estarem presentes na vida de seus filhos mesmo que tenham se separado das mamães.

Você pode perguntar ironicamente: “onde encontro este ser encantado”?

Bom, não vou ser nada modesta ao afirmar que tenho um papai destes aqui dentro de casa e não só eu, como a Iasmin nos orgulhamos muito dele.
Papai Diego fala para a Revista Canguru sobre o evento "Papo de Pai"


Mas, em agosto tivemos o privilégio de conhecer e conviver com vários papais assim.

Sim! Há papais blogueiros também...

E não somos concorrentes, pelo contrário, nos tornamos grandes amigos a partir do momento que o bem estar de nossos filhos e de todas as crianças que nos rodeiam torna-se o denominador comum de nossos blogs e de nossas vidas.

Assim, como vocês já sabem, conheci o Bruno Santiago que está no comando da comunidade “Pai tem que fazer de tudo” e vem formando um legado de pais que defendem que não podem terceirizar a educação dos filhos.

Bruno e eu
E depois dele fui conhecendo vários com depoimentos emocionantes que pude presenciar no primeiro Papo de Pai, promovido pela revista Canguru e no 1° Encontro Pai tem que fazer de Tudo.

Não são pais que ajudam! São pais que cuidam e reivindicam o protagonismo na criação dos filhos.
E isso é a coisa mais linda de se ver!

Sim! Eles existem, não é um conto de fadas e são muito melhores do que super-heróis...

Mulheres! Repito:

“Mesmo que você seja uma ótima mãe, a figura masculina é imprescindível para garantir a autoconfiança e o desenvolvimento social dos pequenos”.

O papel do pai é fundamental para o desenvolvimento de nossos filhos!

Por fim, gostaria de frisar a minha mensagem usada no dia dos pais, atrasada, mas, se todo dia é dia das mães, todo dia é dia dos pais também:

“A mais importante herança que os pais podem deixar para seus filhos são todos os momentos que eles vivem juntos… O que sobra, além disso, são coisas meramente materiais e perecíveis, que o tempo vai se encarregar de consumir… Os filhos esquecem aquele presente caríssimo, mas nunca de um abraço sincero, de um elogio verdadeiro, das brincadeiras alegres, das refeições em família. Porém, acima de qualquer outra coisa, eles nunca vão esquecer-se de todos os seus exemplos como HOMEM/MULHER, como PAI/MÃE, como CIDADÃO(Ã), e principalmente como SER-HUMANO! Seus exemplos são a maior fortuna que seus filhos vão herdar pra viverem neste mundo! “PAIS SÃO ARCOS, FILHOS SÃO FLECHAS!”(autor desconhecido).

Feliz dia dos pais! Em especial ao Diego, meu amor e papai da Iasmin, ao Bruno e a todos os papais que fazem a diferença na vida de seus filhos.


Com carinho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário