sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Uma amizade de aprendizado

Não poderia encerrar esta semana sem contar sobre uma experiência única que tivemos (Naty e eu com os nossos respectivos blogs e representando o Conecta Mães BH) ao visitarmos e conhecermos o Projeto Assistencial Novo Céu em Contagem – MG.

A instituição que está completando 25 anos acolhe em regime de abrigo, crianças, adolescentes e adultos com paralisia cerebral, em situação de vulnerabilidade social. 

Se tem uma lição que já aprendi nesta minha aventura como blogueira é que este caminho se resume em aprendizados constantes ou, até diria amizades de aprendizados.

E assim, recebemos o convite da Tatty Nunes do Blog Mãe de Primeira Viagem para conhecermos uma campanha de financiamento coletivo de um livro sobre uma garotinha com paralisia cerebral em prol do Novo Céu.

Foi amor à primeira vista e é impossível não querer abraçar a causa e ajudar de alguma forma.
Eu particularmente, mesmo já acostumada e envolvida em questões sociais desde cedo (lembram-se do Projeto Smiles?) tive que me segurar para não deixar as lágrimas caírem.

Recebemos alguns informes sobre a história de todo trabalho ali realizado e tivemos conhecimento que duas crianças eram moradoras recém-chegadas, sendo uma delas, uma garotinha de apenas 7 meses.

O local definitivamente nos faz sentir em casa, mas ao chegarmos à porta do primeiro quarto, mesmo antes de avistar todas as crianças, um arrepio surpreendeu-me da cabeça aos pés.

A mais nova moradora estava sendo acariciada pela cuidadora logo na entrada. Com olhar esperto e curioso, percebeu que havia chegado visitas. Todas nós nos rendemos aos seus encantos únicos e especiais e para minha surpresa e emoção, seu nome é simplesmente Iasmin, uma linda flor como a que tenho aqui em casa.

Como não chorar?

E a partir das histórias de vida como a da Iasmin e de tantas outras crianças com paralisia cerebral, que surgiu o livro “Tony e Nina - Uma história de afeto”.

Nina é uma menina que anda com a ajuda de uma cadeira de rodas e faz tratamento médico, em função de uma paralisia cerebral. Ela conhece Antônio, o Tony, de 9 anos, e os dois logo começam uma amizade muito especial por ser cheia de aprendizado e descobertas. A história dessas duas crianças, que se encontraram nas suas semelhanças e diferenças, é contada pela escritora Marismar Borém e ilustrada pelo Leonardo Barros no livro.

Para criar a Nina, a autora se inspirou nas crianças do Novo Céu. A instituição queria contar essa história de uma forma alegre e envolvente e foi aí que encontrou a Educore, um grupo de autores, educadores, pais e entusiastas da infância que trabalham em prol da educação de qualidade por meio da formação moral e ética das crianças.

O livro “Tony e Nina - Uma história de afeto”, que leva o selo Pedagogicamente Responsável da Educore, é fruto dessa parceria inédita e para que ele se torne realidade está sendo lançada uma campanha de financiamento coletivo, na qual fomos convidadas a conhecer e compartilhar com vocês.

Como contribuir:

Para colaborar com a produção do livro é só acessar a plataforma infanciar.juntos.com.vc/novoceu e escolher a melhor forma de apoio. Em cada faixa de valor doado são oferecidas diversas recompensas. Você também pode ajudar divulgando a campanha. O financiamento vai viabilizar a produção e impressão de três mil exemplares, que vão contribuir para uma educação mais cidadã de milhares de crianças. Além disso, toda a venda da obra será revertida para a manutenção da casa e melhorias na infraestrutura.

Por toda Nina ou Iasmin que encontramos por aí, sem sombra de dúvidas é uma campanha que vale a pena ajudar.

Colabore, compartilhe, faça uma visita a estas crianças. 

A amizade de aprendizado que elas nos possibilitam valerá para o resto de nossas vidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário