Foto pessoal: Iasmin ouvindo música |
Há alguns dias atrás me mãe me solta a pergunta:
- “Que dia a Iasmin vai começar a falar”?
Oi? Tem data para começar a falar?
Fiquei muito brava e, até parece que minha mãe não foi mãe.
Comecei a enumerar as palavras que a Iasmin já consegue falar e deu uma lista muito legal. Eu e o papai começamos a anotar e nos surpreendemos com o resultado.
Para muitos pesquisadores o trabalho de compreender a linguagem já começa no útero. Por isso conversar com o bebê ainda na sua barriga, ler e colocar música para ele ouvir, sempre foram recomendados.
O choro por si só é a primeira forma deles se comunicarem.
Mas na idade que a Iasmin está (um ano em diante), eles já começam sim a entenderem os significados das palavras e perceberem o quanto elas são importantes para expressarem as suas necessidades.
Li que algumas crianças costumam aprender palavras novas a cada noventa minutos. Incrível e fato! O que impossibilitou darmos continuidade à nossa lista, pois, a todo instante surgia uma palavra nova.
O que devemos fazer é simplesmente conversar com os nossos pequenos. Este é o nosso papel!
“Pesquisas mostraram que crianças cujos pais falavam bastante com elas na primeira infância tinham um QI significativamente maior que o das outras crianças. O vocabulário delas também se mostrou mais rico que o de crianças que não receberam muito estímulo verbal.”
Só devemos ligar o alerta se aos 18 meses o bebê ainda não começou a se comunicar. Se isso estiver acontecendo em sua casa, procure um especialista ou orientações do pediatra.
Já os nossos erros mais comuns (e eu me identifiquei em vários deles) são:
- Querer adivinhar ou completar a fala dos bebês ao invés de estimular a falar antes de satisfazer suas vontades.
- Manter o jeito infantilizado da fala do bebê ao invés de corrigi-lo. Por mais bonitinho que seja a Iasmin falando “dedeira” devemos ensiná-la que o correto é mamadeira.
- Usar o diminuitivo nas conversas com as crianças que para os especialistas, é um erro já que as palavras ficam muito parecidas, dificultando a memorização do vocabulário.
Por fim, a regra de ouro: uma criança não é igual à outra nem mesmo quando são irmãos. Cada um tem o seu tempo e desenvolvimento próprio. Não compare e em casos de dúvidas procure ajuda.
Agora respondendo a pergunta da vovó de que dia a Iasmin vai começar a falar, vamos presenteá-la com um dicionário personalizado. E se prepare que isso é só o começo, com certeza estamos esquecendo de várias e não colocamos as musicas preferidas... (risos).
Abelo Cabelo
Abi Abrir
Abou Acabou
A-e-i-o-u As vogais
Alô
Amém
Atu Artur
Au au Cachorro
Bambanho Banho
Bia
Bigado Obrigado
Boi
Bom dia
Bú ou bubú Bico ou chupeta
Buna Sua prima Bruna
Buno Bruno
Caco Macaco
Cadê
Cailu Personagem do desenho animado
Carro
Cocó Galinha
Cocô
Dedeira Mamadeira
Duda Sua coleguinha Maria Eduarda
Galo Nosso time Atlético Mineiro
Gol
Iamin Seu nome Iasmin
Ilha Brilha (brilha estrelinha..)
Lau Sua coleguinha Laura
Lua
Mamãe
Mandinha Sua prima Amanda
Mão
Nanana Banana
Neném
Oi
Oto Outro
Pão pão Pão
Papá Comida
Papai
Pato
Peipe Peixe
Pepé Pé
Piu piu Pintinho
Quaquá Pato
Tá bão Está bom
Tatá Para o Patatá ou sua prima Thaynara
Titia
Vovó
Vovô
Abraços e até o próximo post.
Fontes:
Isto porque ela não esta falando nada!! Imagina se estivesse?
ResponderExcluirVerdade...se fosse fazer uma lista hoje, já teria muitas palavras novas...eheheheheh :)
ExcluirUauuu... também comecei a escrever alguma coisa sobre isso, porque, assim como você Rubia, fico indignada quando as pessoas me falam, ela ainda não fala ou ela ainda fala embolado... Ahhhhhh??? De que planeta são estas pessoas genteeeeee...
ResponderExcluirE sim, a cada dia, palavras novas surgem e de repente me pego tentando ler os lábios dela para identificar de que se trata, porque nem tudo ainda é compreensível!!!
Viva a descoberta das palavras que fazem os nossos dias com elas mais engraçados e animadores.
Delícia né... ontem Duda brigou comigo pq queria bebela... e até eu descobrir, achei que era alguém da escolinha, mas não ela a música A vida é Bela do Patati Patatá....ela teve que me mostrar para eu entender, kkkkkkk... momentos sem preço!
ResponderExcluir