sexta-feira, 6 de março de 2015

Mas esta geração....

Foto Pessoal
Olá pessoal, em meio às correrias da vida acho um tempinho para um novo post...

E aqui estamos prestes a completar um aninho da chegada da Iasmin. Meu Deus!

E antes do post de aniversário (ansiosa por este dia) eu tinha que escrever alguma coisa né?!

Nas minhas leituras diárias sobre maternidade, deparei com um tema que prendeu a minha atenção e compartilho com vocês.

Impressionante como a cada paragrafo que eu lia, visualizava direitinho a minha Iasmin. 
Explico:

Vamos falar da geração Alpha!

Eles estão invadindo o mundo de 2010 para cá. A diferença da geração Z (nascidos nos anos 90) é a interação com a tecnologia.

Os bebês de hoje parecem que já conheciam computadores, smartphones e tablets antes mesmo da gestação.

Iasmin pode ter todos os brinquedos à sua volta, mas troca o que estiver fazendo por um controle remoto, notebook ou qualquer parelho eletrônico. Detalhe: nunca a ensinamos mexer em nada, mas, o instinto dela é preciso e certeiro.

Outro dia me deparei com uma dúvida cruel: assistindo ao canal de desenhos animados com minha filha passou um comercial de aplicativos para os pequenos. Fiquei com uma ponta de desejo para baixá-los já que Iasmin chora para pegar meu tablet e não se contenta mais em assistir “Galinha Pintadinha”. Ela quer tocar, sentir, explorar este mundo virtual... Masssssss a voz da consciência me impediu e lá no fundo algo me dizia que criança tem que ser criança, brincar com coisa de criança e que aquilo poderia quebrar a magia da infância e fazê-la amadurecer muito depressa.

Sentiu o drama e a complexidade do assunto?

Especialistas acreditam que crianças nascidas após 2010 são, de fato, mais evoluídas que as outras gerações. “Nosso cérebro está mudando, estamos ficando mais capazes”, comenta a psicóloga Fernanda Fúria. Essa mudança traz um desafio aos pais e aos professores: como educar uma geração que não se contenta apenas com os meios tradicionais de ensino e que exige um aprendizado mais dinâmico, acelerado e conectado às tendências tecnológicas?

Uma boneca ou brinquedo pedagógico não prende a atenção da Iasmin por 5 minutos. E com isso temos que convir que nós vamos ter que nos adaptar a estas tendências.

Foto Instagram Pessoal
Se para mim que tenho total facilidade com a tecnologia é difícil imagina para minha mãe que é da década de 50? Já tivemos discussões calorosas onde ela alega que está falando sozinha enquanto eu e meu marido estamos presos em nossos celulares e que Iasmin irá para o mesmo caminho (ou pior).

As escolas, por exemplo, não terá sucesso se manterem o ensino somente a base de lápis, papel e borracha. Com isso,a tendência é que o foco deixe de ser o conteúdo para se tornar o aluno. Os especialistas acreditam que o professor será um mentor, as aulas serão baseadas em projetos, as classes vão misturar crianças de idades e perfis diferentes.

É meus caros, vamos aprender muito mais com estes pequenos do que eles com a gente.

A geração Alpha vive um momento em que se preza a diversidade e a espontaneidade. Não é necessário ter um papel definido, cada um tem suas "subidentidades".  – Iasmin quem diga! Ela é tudo ao mesmo tempo e, só para quando dorme rs.

Para as crianças, tudo isso é natural (o que explica que minha pequena já saber sem ninguém ensinar que o controle é da TV, que no computador a gente digita, no tablet passa o dedinho, a maquina fotográfica coloca no olho e diga ‘x” e assim vai...). Nós é que estamos assustados e nem sempre sabemos lidar com tantas mudanças.

Mas para nos ajudar com este assunto, vale a pena assistir o documentário “Alpha – A Nova Geração” – que com a participação de especialistas e pais de crianças dessa geração, o vídeo trata sobre a experiência que é educar e conviver com essas crianças nascidas na nova era tecnologia e compara a geração Alpha com as passadas.

Afinal: “O mundo não precisa formar mais gente que pense igual aos outros, precisa de gente que pense diferente.” (Denis Russo).


Até o próximo post!



Fontes:

Geração Alpha é mais inteligente

Geração Alpha: conectados com a tecnologia desde o berço

Geração Alpha – Como criar as crianças nascidas a partir de 2010?

Nenhum comentário:

Postar um comentário