segunda-feira, 7 de abril de 2014

Só mãe sabe o que é: Ingurgitamento

A Iasmin precisou nascer para eu entender que mãe tem um dicionário exclusivo.
Na sexta-feira, 3 dias após o parto, dia em que também recebemos a visita da enfermeira, ela notou, que meu seios estavam “duros”.
Perguntei se isso era bom o ruim, e ela respondeu que era ótimo sinal que estavam bem cheios.
A questão foi que a noite eles pareciam que ia explodir ou que havia passado concreto neles, de tão pesados e muito duros. A dor e o incomodo para amamentar e dormir estavam insuportáveis.
No sábado, amanheceu da mesma forma e a minha tia que é da Pastoral me socorreu: sugeriu as compressas, uso do sutiã (embora a situação chegou a um ponto em que os meus não fechavam mais) amamentar com mais frequência (apesar da dor) ou retirar manualmente (não consegui por nada).
Pesquisando a respeito descobri o palavrão: Ingurgitamento Mamário
De fato, são as mamas cheias. O que acontece dias após o parto, provocando a dor à pressão e a sensação de endurecimento local.
As sugestões da minha tia realmente são as mais apropriadas para minimizar a situação.
O ingurgitamento só deve ter o alerta ligado se causar febre (graças a Deus não foi o meu caso). Do contrário é o bom sinal de que você produzirá leite suficiente para o seu bebê.
Outra noticia boa é que só dura uma média de dois dias e a criança não é prejudicada, embora haja uma maior dificuldade para amamentar.
A Iasmin foi minha maior aliada neste momento. Optei pelas compressas e ela mamou, mamou muito na madrugada de sábado para domingo. Literalmente não dormir, mas antes uma noite em claro do que continuar sentindo dor.
No domingo já estava bem melhor, e hoje está 100%!
Logo, caso aconteça com você, não se assuste. É um fenômeno temporário deste mundo exclusivo das mães.

*Rúbia Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário