quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A amizade desde o jardim de infância.


A importância de se ter amigos:

Um dos valores mais importantes na vida é o da AMIZADE. E este sim deve ser um pensamento compartilhado por todos os pais às suas crianças.

Fizemos uma enquete recente em  nossos blogs para saber se as pessoas lembram-se de suas amizades da infância e 100% das respostas foram afirmativas. Mesmo que o afastamento seja imprescindível quando  adultos,  a  sempre  uma recordação gostosa daqueles que fizeram parte dos nossos círculos de amizade ainda quando éramos pequenos.


A criança é o ser mais puro que existe, ama sem limites e brinca sem maldade. A Amizade na infância ajuda no desenvolvimento,  ensina  a lidar com o afeto pessoal, que ao   contrário   do   afeto da família, você não nasce com ele  ou ele não é imposto, é um sentimento que surge naturalmente.

Segundo o Guia Infantil “As crianças devem saber quem é um bom amigo e porquê, como se comportam os bons amigos, e como manter uma boa amizade. Devem aprender que um bom amigo pode ser para sempre, e que para isso é necessário cultivar e alimentar a amizade, dia após dia, na escola, no parque, na vizinhança, etc. O contato com os iguais faz com que o universo da criança seja ainda mais grandioso e rico. Através do outro, a criança pode aprender sobre o mundo e sobre si mesma.”

A amizade na infância ensina a criança a:

  • Ter uma boa convivência com o próximo;
  • Compartilhar brinquedos, tempo e sentimento;
  • Viver em harmonia; 
  • Respeitar o próximo;
  • Reconciliar após as brigas;
  • Ajudar o próximo;
  • A se preocupar com os amigos


Crianças pequenas (1 a 3 anos) podem ser amigas?

Claro que sim, mas da maneira delas!

Ao mesmo tempo em que elas se abraçam, uma pode morder a outra, chorar ao ver
seu “melhor amigo” pegar aquele brinquedo favorito e assim por diante. O que não é o fim da amizade. 


Duda e Iasmin

Como sabem somos mães, ambas marinheiras de primeira viagem e temos o privilégio de  poder  acompanhar  de muito perto uma linda e verdadeira história de amizade, que se depender de nós será duradoura.

Esta história tem como protagonistas nossas filhas Maria Eduarda (Duda) e a Iasmim (Mim).   As duas foram   para  o berçário    bem    cedo,    e    tão    logo    já começaram a se aproximar. Hoje as duas são inseparáveis, mesmo tendo outros amiguinhos que elas também têm muita afinidade.

Juntas elas pulam o dia todo, quase não dormem, brincam sozinhas, acordam as outras crianças, adoram pega-pega, enfim... aprontam todas e há sempre uma história diferente onde as duas estão envolvidas.

Vibramos nos bastidores! Queríamos ser mosquitinhos para poder ver tudo de perto...

A coisa mais gostosa é chegar à escolinha e ver as duas fazendo bagunças juntas, brincando de roda, cantando, se abraçando...

Abraço  que  não  dá  vontade  de  separar.  Mas,  chega  a  hora  de  ir  embora,  do tchauzinho gostoso, da despedida sincera, do “amanhã tem mais”. 

Na  quadrilha da escola, foi uma comédia literalmente, pois as duas não desgrudavam: rodavam, cantavam ,  dançavam.  Até pareciam trocar  confidencias  que só  as  duas entendiam.

No último fim de semana, as levamos à  Lagoa do Nado para um passeio juntas e não imaginávamos que seria tão gratificante. Abraçavam-se, davam as mãos, se olhavam, trocavam os sucos, colocavam biscoito uma na boca da outra, e mesmo quando uma queria  ouvir  música  e  outra  ir  ver  o  peixinho  não  se  desgrudavam,  ficavam  ali decidindo de que forma se divertiriam primeiro.

Foi uma festa, porém, com a despedida em lágrimas... (até a gente se emociona, rs). 

Acreditem ou não, além de todas estas histórias, esta amizade também é rodeada de coincidências.

Nós   mamães   não   tínhamos   contato   anteriormente,   e   quando começamos a nos aproximar fomos percebendo muitas coisas em comum. Uma delas foi uma das datas mais importantes até hoje na vida delas: A festinha de aniversario de ambas que são do mês de abril, foi com o tema Joaninha, e pasmem! Até o smash the cake foi muito parecido. Descobrir estas coisas é tão gostoso e nos faz torcer ainda mais por esta amizade.

Como mães, ficamos deslumbradas com a amizade de nossas filhas mesmo sendo tão pequenas. Sabemos da importância deste contato para o amadurecimento delas na  vida  em  sociedade  principalmente  quando  se  tornarem  adultas.  Torcemos  e faremos a nossa parte para que seja uma amizade sincera e duradoura.

E se por ventura lá na frente elas não estiverem juntas mais, deixamos aqui o nosso registro carinhoso de como uma foi importante na vida da outra. Com direito a gostinho de quero mais, aquela saudade gostosa e a certeza de que valeu a pena se conhecer.

Até o próximo post.



Smash the cake da Iasmin
Smash the cake da Duda
1 Aninho da Duda
1 Aninho da Iasmin
Primeira Festa Junina Iasmin & Duda
Primeira Festa Junina Iasmin & Duda
Um dia de diversão no Parque Lagoa do Nado


A amizade é tudo!


 Por Natália Baptista e Rúbia Lisboa

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário