quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O bendito intestino preso!

Estamos numa peleja com a Iasmin, por conta do intestino preso.

A primeira vez eu desesperei, pois os gritos dela eram de cortar o coração.

Apesar de toda a minha expectativa de amamentá-la até uns dois anos, a danadinha largou o peito logo que entrou para escolinha.

Já estávamos com as fórmulas lácteas, frutinhas e agora, após ela completar os cinco meses, entramos com as papinhas de legumes.

Ainda assim é um sofrimento, mas por enquanto não utilizamos de nenhuma intervenção médica (supositórios, laxantes e etc.). A pediatra orientou investir no mamão, laranja, azeite no lugar de óleo ao fazer as papinha e o chá de ameixa. (descobri agora que estava fazendo errado, afs!).

Para quem não sabe o que está se passando com a criança, ouvir o seu choro desesperador nos faz pensar que é algo de muito grave. Agora que estou aprendendo a manter a calma e de uma forma ou de outra ir contornando a situação.

Aprendi que mais que o número de dias sem fazer cocô, o que importa é o aspecto das fezes (não devem ser duras e secas, que é o caso da Iasmin) e causarem desconforto ao bebê.
Imagem do Site Baby Center
Que justamente a introdução de novos alimentos faz com que o intestino trabalhe mais lentamente. A Iasmin também vai ter que aprender que antes era só o leite materno, e agora, ela tem que fazer força mesmo que o cocô esteja pastoso ou líquido. Pode parecer que ela está fazendo uma força enorme ou desproporcional até. E soube que isso é bem normal.

Vamos ajudando, fazendo o exercício de bicicleta com as perninhas, massagem na barriga (pressione com firmeza três dedos abaixo do umbigo, por cerca de três minutos) com orientação do pediatra, faça testes com as formulas de leite em pó, dê muito liquido e frutas que soltem o intestino e o abençoado chá de ameixa.

A dona ameixa é muito famosa por sua alta quantidade de fibras, e não é só isso! "Um estudo realizado em 2002 apontou que a ameixa preta e o suco de ameixa são potentes estimuladores da motilidade intestinal, pois contêm o ácido didroxifenil isatina”. Além disso, ela contém sorbitol. "Uma substância com efeito de absorver mais água do organismo, e isso, aliado às fibras, acelera o trânsito intestinal”. 

A quantidade ideal é de duas ameixas frescas ou quatro ameixas secas ao dia (para adultos) e o chá ou colherzinha de sopa ao longo do dia para os bebês.

Estamos fazendo testes na alimentação da Iasmin e a observando durante estes dias. Ontem na escolinha ela fez cocô duas vezes e o segundo já foi mais amigável e não causou tanto desconforto à nossa pequena.
 


Esperamos que continue assim, mas do contrario o acompanhamento do pediatra é fundamental.

Fontes: Baby  Center e Site Minha Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário