quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Queremos ficar grávidos!



Conheci um casal que deseja muito o primeiro filho. Ela se encantou pela Iasmin e fez algumas perguntas do tipo, quanto tempo demorei para engravidar, quais dicas ou “macetes” usei, etc.
Conversamos um pouco sobre o tema e recebi a sugestão de escrever a respeito.
No meu caso, a Iasmin foi planejada e veio na primeira tentativa. Acreditava que por tomar anticoncepcional há tantos anos, ficaria um bom tempo tentando (mito!). Cada organismo funciona a sua maneira e o primeiro passo é evitar comparações.
Segundo, que a decisão de ter um filho por si só já gera muita euforia e ansiedade e se estes dois fatores não forem na dosagem correta, podem atrapalhar os planos do casal e fazer que a espera seja mais longa que o imaginado.
Para especialistas, "quando a ansiedade se torna excessiva, a falta de equilíbrio emocional pode interferir nos níveis hormonais, tornando ainda mais difícil a concepção".
O segredo é esperar sem desesperar. Minha médica costumava dizer que não existe um tempo ideal, mas que para casais até os 35 anos a gravidez espontânea pode vir dentro do primeiro ano de tentativas. Se por ventura ultrapassar este prazo, o acompanhamento médico será bem vindo, mas, sem alardes.
Nós mulheres somos as mais aflitas. Já ficamos imaginando a carinha de nossos pequenos, ficamos loucas para comprar o enxoval e assim vai....haja imaginação!
Quando decidimos ficar grávidos, procurei minha ginecologista e ela me receitou o ácido fólico. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), mulheres que tomam a dose diária recomendada de ácido fólico ao menos um mês antes de engravidar e durante o primeiro trimestre da gestação reduzem o risco de o bebê ter problemas do tubo neural de 50 a 70 por cento. É um comprimido pequeno, que não engorda nem tem efeitos colaterais, é vendido baratinho nas farmácias ou distribuído em postos de saúde.
Outra dica é abusar do “namoro” durante seu período fértil. Voltando aos nossos tempos de escola, a mulher ovula uma única vez a cada mês, durante o período fértil. Então, o ideal é que o casal que deseja engravidar mantenha relações em dias alternados durante esse período. (mas não há contraindicação se quiserem praticar todos os dias, desde que ambos estejam a fim e não faça da prática uma obrigação).
Para calcular o período fértil, determina-se o primeiro dia do ciclo como o primeiro dia da menstruação. Em um ciclo de 28 dias, a ovulação tende a ocorrer ao redor do 14º dia do ciclo. "Contam-se 14 dias a partir do primeiro dia do ciclo. O período fértil começa três dias antes do 14º dia e termina três dias após o 14º. Ou seja, a ovulação pode ocorrer desde o 11º dia do ciclo até o 17º", explicam os ginecologistas.
Dicas para escolher o sexo do Bebê
Mas nada de ficarem fissurados na tabelinha ok? Tudo em excesso torna-se prejudicial.
Quero menina ou menino, o que fazer?
Eu não conseguia ver o rostinho do meu bebê. Todas as mulheres dizem ter uma intuição de qual sexo vai ser, mas eu realmente ficava na dúvida.
Você vai encontrar na internet vários sites que dizem ter dicas para ajudar a influenciar a ter um menino ou menina. Eu li todos! Mas sem aquela ambição de “só quero um filho ser for menina”.
Sempre fiquei me policiando ao ter estes tipos de pensamento, na certeza de que a criança poderia sentir e se frustrar caso não fosse o sexo que “sempre sonhei”. Especialistas não dizem que a vida psíquica não se inicia com o nascimento, e é na verdade uma continuidade da vida intrauterina?
Independente de ser menino ou menina, filhos sempre serão uma benção de Deus e diante disto, se o nível de angústia e ansiedade da gestante tiver intensidade muito elevada ou mesmo se sofrer traumas emocionais ou stress, crônico ou agudo, há de desencadear grande sofrimento fetal, marcando-o profundamente, podendo mesmo acarretar problemas orgânicos e psíquicos.
Tabela Chinesa
As simpatias, tabela chinesa, dentre outras coisas que fizeram comigo de fato deram menina, mas não há nenhuma confirmação cientifica das mesmas e não podemos nos apegar a tais crendices populares.
Então casais que querem ficar grávidos, curtam o momento, mas se esqueçam do relógio. Amem-se, aproveitem a vida a dois com muito romantismo e cumplicidade. Fiquem a vontade em terem um acompanhamento médico para tirarem dúvidas e se tranquilizarem. E ai, quando menos esperarem a vida de vocês nunca mais será a mesma, mas garanto que com a chegada de um filho, ficará melhor ainda.
Independente de religião, sugiro também uma parceria com o “Cara lá de cima”. Só Ele sabe de todas as coisas e se tiverem fé e confiança Nele, o bebê de vocês logo logo vai chegar.

Abraços e até o próximo post!
*Rúbia Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário