quinta-feira, 9 de abril de 2015

Making Off de uma Festa de Aniversário

Cupcakes feito pela dinda,
plaquinhas feitas por mim.
E lá vamos nós!

Não poderia deixar de contar a minha experiência na primeira festinha da Iasmin.

Os bastidores, minhas angustias, dúvidas, gastos, acertos e erros compartilho com vocês agora:
Comecei este anseio há muito tempo...

Gritei minhas fadas madrinhas e começamos as pesquisas. Porém na mesma época passei por uma turbulência familiar bem pesada e a festa teve que ser esquecida.

Pensei então em fazer na escolinha, pois, deixar passar batido eu não aceitava.

Foi quando me deparei com um aluguel de salão megaaaaaaaaa barato (desconfie!) e pensei: se está barato da para arriscar!

Convoquei as madrinhas novamente para os preparativos e mergulhei de cabeça. Quando fui ver o tal salão era um desastre e tive que fechar com outro.

Bom, se comecei não vou desistir! Não deve sair tão caro assim né?

Ai depende da festa que você pretende fazer e no meu caso quanto mais lia e via novidades sobre festas na internet, mais cara a minha ficava.

Duda Festas
Primeira lição: levante quanto você tem e pode gastar. Com base nisso defina os fornecedores. Eu comecei errando nesta parte: escolhi os fornecedores para depois perguntar o preço (tenso!).

Para ter noção dos gastos a lista de convidados deve estar pronta. Fizemos a nossa, mas também erramos nisso. Demos prioridades a “amigos” por consideração/educação e nos ferramos. Sinceramente “queimamos” convites com pessoas desnecessárias e deixamos de chamar outras que com certeza fariam a diferença.

Segunda lição: Se você chamar um “amigo” para um ou dois eventos e ele não for, corte-o da lista nos próximos. Arrependi também por não ter solicitado confirmação de presença.

Popcake da Dinda
Orçamento e lista de convidados definidos anote tudo que você pretende ter na festa. Primeiro acerto, ufa! Fizemos tudo detalhado: valor, quantidade, forma de pagamento, parcelamento, etc.

Desta forma visualizamos onde poderíamos economizar. No meu caso, foi nos personalizados.

Fizemos tudo! Hoje em dia há sites com os moldes de todos os temas infantis que você imaginar. Há programas online que permitem editar e escrever em imagens e você não precisa ser um especialista do photoshop.

Faça os rótulos, compre as embalagens, mande imprimir em uma gráfica rápida de qualidade e pronto! A satisfação de você mesma colocar a mão na massa na primeira festinha de seu filho não tem preço.

Optei por latinhas, tubetes, mini refrigerantes, plaquinhas para os Cupcakes, copinhos de brigadeiros e docinhos tradicionais. Coisas simples e que dão um efeito visual perfeito na mesa do bolo e doces.

Latinhas montadas pelo Pai,
adesivos feitos pela mamãe
Quebrei a cabeça com os centros de mesa. Mas por fim, encontramos em lojas de R$1,99 cachepots e flores artificiais. Montamos os arranjos e fiz uma plaquinha em agradecimento pela presença. Não sobrou um para contar história!

Outra dificuldade que tive também foi devido ao fato da comemoração cair em pleno recesso da Semana Santa. Com isso, vários fornecedores não trabalhavam em respeito à data ou estavam de viagem marcada. Logo acabava fechando negocio com quem estava disponível.

Sem contar aqueles que queriam cobrar mais caro por ser feriado....abafa o caso!

Refrigerantes personalizados
pelo Papai e Mamãe.
Confesso que a minha festa foi organizada um pouco em cima da hora, o que me fez tomar decisões precipitadas e a terceira lição é que todo o planejamento deve ser feito com meses de antecedência.

Abro aspas especial para escolha do tema, decoração, brinquedos e comida. Tudo ficou muito bonito e gostoso. Os convidados adoraram e só tenho recebido elogios. Porém, nas próximas festinhas optarei por espaços de festas que já disponibilizam o pacote completo. Financeiramente da na mesma e você não precisa se preocupar com nada.

Não me arrependo, pois, os fornecedores foram maravilhosos e não tenho nenhuma reclamação a fazer. Mas uma experiência já é o suficiente para sentirmos o gostinho do que é organizar a festa e nas próximas prefiro ter apenas uma pessoa para tratar de tudo. Contratar vários prestadores de serviços pode te deixar confusa e hoje em dia há pacotes bacanas e econômicos para festas infantis em sites de compras coletivas ou salões que dividem uma festa completa em até 12 vezes (risos!).
Por último fechei o fotógrafo e os brinquedos.

Tubetes personalizados pelo
Papai & Mamãe
Foi o toque de mágica que estava faltando. Caprichamos tanto até aqui, que tínhamos que ter um registro de tudo além de atrações para a criançada.

Mas festa de um ano precisa de atrações e brinquedos?

De forma alguma é obrigatório e depende do aniversariante.  Por serem muito novinhas, há crianças que dormem, se irritam, estranham e ninguém melhor do que os pais para fazer uma avaliação antecipada e decidir se vale a pena ou não investir nestes atrativos.

Nossa pequena aproveitou cada detalhe e a dica é deixar o bebê bem tranquilo na véspera. Iasmin dormiu bem durante o dia e só começou a ficar cansadinha no finalzinho mesmo (momento de correr e cantar os Parabéns!).

Papai na produção.
Justamente as últimas escolhas foram as que mais superaram as expectativas. Os animadores não deixaram um adulto ficar parado, todo mundo voltou a ser criança e se divertiu pra caramba. O fotógrafo clicava cada segundo (farei um post só com algumas fotos, assim que recebê-las), coisa que eu jamais conseguiria fazer na condição de mãe, recepcionista e fotógrafa ao mesmo tempo. E quanto à decoração, não tenho palavras para descrever o meu encantamento.

Moral da história: Joaninhas dão sorte! Hehehehe... Eis o tema.

Gastei? Sim, mas o valor básico para uma festa do tipo. Das próximas só precisamos nos planejar melhor.

Arrependo-me?

De forma algumaaaaa....Caiu por terra a minha conspiração de que criança de um ano não aproveita festa. Faria tudo de novo quantas vezes forem necessárias.

A teoria agora é aquela em que não sabemos o dia de amanhã. Logo, tudo que for feito para louvar a vida vale a pena.

Seja um bolo em casa, na escolinha ou em um salão, faça!

Não deixe nunca de comemorar a vida de seu filho!

Nossos pequenos crescem tão rápido que lá na frente à única coisa que teremos são as doces lembranças como esta que vivenciei, me emocionei e daria tudo para viver outra vez.

Que venham as próximas.
Lembrancinhas personalizadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário