segunda-feira, 17 de março de 2014

Pois é: Está chegando a hora!


Hoje entrei na 36ª semana e como são nítidas as mudanças de agora em diante.
Estou super, hiper, mega cansada. Dormir é uma missão quase impossível. Banheiro tem sido o meu maior companheiro. Inchaço nos pés e dores nas costas então, nem se fala.
Eu poderia requerer a licença maternidade, mas, optei por trabalhar até o dia 28. Ou seja, mais duas semanas, e confesso que serão as mais longas de minha vida! Isso, se a Iasmin quiser, né?!
Vou levando de forma bem preguiçosa e com atenção redobrada a todos os sinais.
Lendo a respeito da reta final, vi que alguns alimentos podem causar mais azia e queimação nesta fase, e realmente o meu querido achocolatado de todas as manhãs, não está descendo por nada. A boa noticia é que minha médica pode recomendar algum remédio para acabar com o desconforto, mas ainda não foi necessário.
Também senti dor de dente no último final de semana e li que como o bebê “suga” mais o nosso cálcio, nossos dentes tendem a ficarem mais sensíveis. O aumento da circulação sanguínea pode fazer as gengivas sagrarem mais (me sinto uma vampira rsrsrs). O ideal era que já tivesse ido ao dentista para uma limpeza mais profunda. Como não fui, vou tentar marcar antes chegada da Iasmin. Mas, são incômodos que fazem parte e que vão embora dias após o parto. Enquanto isso, capricho na escovação e higiene bucal.
Fico feliz em não ter tomado nenhuma medicação (com exceção das vitaminas) durante a gestação. Não que não pode ou que fiquei sentindo dor. Mas, de fato não posso reclamar e tive uma gravidez muito tranquila. Então não custa nada segurar mais um pouco. E sei que a “dona” ansiedade tem grande parcela de culpa nos pequenos males que sentirei nestes últimos dias.
Nem tive as chamadas “contrações de treinamento” (ainda), em contra partida minha pequena não para de dar cambalhotas por segundo. Às vezes assusto com certas “fincadas” e segundo minha médica pode ser a cabecinha dela forçando o canal do útero, o que é um ótimo indício para o parto normal.
Para passar o tempo a dica é ajustar os pequenos detalhes que faltam. E eis o meu cheque list:
•           Curtir o barrigão que com certeza deixará saudades – ontem meu maridão e eu estávamos brincando de escrever na barriga e tirar as últimas fotinhas.
•           Fazer o curso de gestante – nós fizemos e adoramos!
•           Marcar as últimas consultas e exame de ultrassom – farei hoje!
•           Aproveite para se embelezar – tive meu dia de “diva” no último sábado.
•           Organize o quartinho do bebê – com ajuda da vovó todas as roupinhas já foram lavadas e passadas. Só falta o papai passar o verniz na porta, para que o cheiro forte não incomode a Iasmin.
•           Prepare as malas para a maternidade – a da Iasmin já está pronta e hoje comprei alguns itens que faltavam na minha (produtos de higiene pessoal, lingeries mais adequadas como os sutiãs de amamentação, pijamas e etc.).
•           Escolha um bom pediatra e marque a consulta antes mesmo do parto – já está marcado! E assim teremos as primeiras orientações de como cuidar da nossa pequena.
•           Repouse, para não se expor a nenhum tipo de risco nesta reta final – como disse, apesar do cansaço, ainda estou trabalhando. Mas, não hesitarei ao perceber que não tenho mais condições de continuar.
•           Deixe a máquina fotográfica preparada e providencie as lembrancinhas – tudo pronto!
Então, agora é só esperar o grande momento!
Confesso que o coração chega a sair pela boca, o desejo de ver o rostinho e ter logo o seu bebê nos braços praticamente não cabem dentro do peito.
Mas, se a espera foi sadia, planejada, e com o apoio daqueles que você ama por perto, tudo dará certo.
Se não, lembre-se que ser mãe é a maior dadiva na vida de uma mulher. Ter um filho nos faz superar todos os nossos medos, angustias e fraquezas. Perceberemos que somos capaz daquilo que mal poderíamos imaginar e que está para nascer um amor que consegue curar tudo.
Que venha a Iasmin!



Rúbia Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário