quarta-feira, 26 de março de 2014

Pois é: Sou Pai! E a importância deste papel...

Hoje me deparei com uma propaganda nas redes sociais, que independente do produto que comercializa, faz uma bela reflexão sobre o papel do pai.
Dizem que filha mulher é mais apegada ao pai e realmente me considero prova viva disso.
Meu pai foi o melhor pai do mundo! Faleceu quando eu tinha somente 12 anos, mas, só tenho as melhores lembranças dele.
Na minha especialização, livros sobre a arte de criar filhos, encontro de casais e artigos de psicologia, li/aprendi diversas vezes que filhas comparam o pai com todos os homens com que se relacionam e quando pai e filha mantêm um relacionamento bom e próximo, ela quase sempre escolhe um marido parecido com ele.
Novamente sou um bom exemplo para comprovar este fato! As semelhanças entre meu pai e meu marido (que não se conheceram) são incontáveis.
Por mais que hoje seja comum a produção independente e mães que conseguem exercer com louvor a missão de criarem seus filhos sozinhas,  garotinhas que convivem desde cedo com pai e mãe aprendem diferentes padrões de relacionamento.
Um ponto que chama atenção, é que ainda no caso da relação pai e filha, a maioria das mulheres bem sucedidas conviveu com um pai que ensinou a independência e a autossuficiência. Em outras palavras, a menina tem maior probabilidade de desenvolver uma boa autoestima quando tem um bom relacionamento com o pai.
O pai que expressa opiniões honestamente e defende suas convicções sempre será respeitado.
Mesmo em caso de separações, pais continuam sendo pais, independente de ser dar bem com a mãe ou não. Toda criança tem direito de amar e ser amada por pai e mãe e aprender com os dois.
Também é notável o quanto os homens de hoje tem aprendido a demostrarem o seu afeto pelos filhos e não se incomodarem com isso. Afinal, antigamente pai de verdade era o pai durão, ranzinza e que nem conversava com os filhos.
Não há receita para um pai perfeito e ser um pai presente já é um bom começo para a contribuição do desenvolvimento positivo da criança.
Meu marido será pai de primeira viagem e como eu, aprenderá uma coisa de cada vez.
Sei que como mãe, preciso deixar que os dois tenham os momentos só deles (como eu tive com o meu pai) e dessa forma o relacionamento dos dois vai acontecendo e amadurecendo naturalmente.
Teremos muita história para contar a respeito e se você é ou será pai, não subestime a importância do seu papel.
Seu filho (a) precisa e muito de você!


*Rúbia Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário