segunda-feira, 24 de agosto de 2015

24 de agosto - Dia da Infância

Foto Pessoal

Confesso que não sabia que hoje é comemorado o Dia da Infância.

Uma data instituída pela UNICEF com a finalidade de promover uma reflexão sobre a condição da vida das crianças de todo o mundo.

Toda criança têm direitos básicos, tais como alimentação, educação, saúde, lazer, liberdade e ambiente familiar e de sociedade. Deve também ser protegida da discriminação, exploração, violência e negligência, tal como está registrado na Declaração Universal dos Direitos da Criança:



1- Todas as crianças são iguais e têm os mesmo direitos, não importa sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
2- Todas as crianças devem ser protegidas pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que possam se desenvolver fisicamente e intelectualmente.
3- Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade.
4- Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico, antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe. 
5- As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais.
6- Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.
7- Todas as crianças têm direito à educação gratuita e ao lazer.
8- Todas as crianças têm direito de ser socorridas em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofes. 
9- Todas as crianças devem ser protegidas contra o abandono e a exploração no trabalho.
10- Todas as crianças têm o direito de crescer em ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

Contribuindo para as reflexões a respeito que devem ser feitas não somente hoje, mas, todos os dias buscando o bem estar de nossas crianças vale a pena reforçar que:

  • Mais de 45% das crianças de nosso País são de famílias pobres;
  • As crianças negras têm quase 70% mais chances de viver na pobreza do que as crianças brancas;
  • Aproximadamente uma em cada quatro crianças de 4 a 6 anos estão fora da escola;
  • A cada dia, 129 casos de violência psicológica e física, incluindo a sexual, e negligência contra crianças e adolescentes são reportados, em média, ao Disque Denúncia 100. Isso quer dizer que, a cada hora, cinco casos de violência contra meninas e meninos são registrados no País. Esse quadro pode ser ainda mais grave se levarmos em consideração que muitos desses crimes nunca chegam a ser denunciados.

Logo, há muito que ser feito!

E nem vou entrar na questão da redução da maioridade penal, que vocês já sabem a minha opinião. (leiam aqui)

Uma infância feliz sem sombra de dúvida é o começo da mudança e devemos fazer a nossa parte não só por nossos filhos, mas por todas as crianças ao nosso redor.

Neste final de semana me deparei com duas situações absurdas envolvendo crianças:

Na primeira um pai (se é que era pai) estava brigando com a filha de aparantemente uns 8 anos dentro do ônibus em alto tom. A mãe não dizia nada e ainda recusou colo para a filha. Todos comentavam o absurdo baixinho, mas ninguém fez nada (inclusive eu).

Na segunda, soube que uma garotinha de no máximo 3 aninhos se perdeu em nossa região e foi encontrada pela Policia muito distante de sua casa. Pergunto: Como ela saiu andando por ai? Como atravessou a rua? Ninguém deu falta dela?

Meu coração dispara só de imaginar uma situação dessas...

Que mulheres estas duas meninas se tornarão no futuro?

Não estou aqui para julgar os seus responsáveis até mesmo porque eu me acovardei em tomar qualquer tipo de atitude que pudesse ajudar estas duas meninas.

Mas, e se fosse a minha Iasmin?

São reflexões como estas que devemos nos obrigar a fazer em prol de nossas crianças. Que usemos o dia de hoje para refletir, denunciar e agir e que façamos disso um habito em nossas vidas.

Que o dia de hoje seja lembrado pelas vitórias de nossos pequenos e não pelos traumas e dificuldades que a vida ainda lhes proporciona.

Que eu consiga mudar a minha atitude ao ver crianças sendo maltratadas ou negligenciadas...

E assim, que tenhamos um Mundo Melhor!

Refletir já é um bom começo...

Até o próximo post!



Fontes:

Um comentário:

  1. Sem dúvida alguma uma infância feliz parte primeiro dos pais, do que eles oferecem aos filhos diariamente, do carinho, do aconchego, da presença, nem que seja com um nó na coberta, como conta um pai que não vê a filha, mas ela sabe que ele está presente pois ele sempre deixa um nó na coberta dela. Não há desculpas para sermos bons pais e fazermos nossos filhos felizes, pois isso nada depende de ter dinheiro e sim de querer e amar!!!

    ResponderExcluir