quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Ainda sobre os 30 Anos: Fibroadenoma da mama, já ouviu falar?

Sabrina Silva
Aproveitando a deixa dos meus 30 anos quero compartilhar com vocês um assunto que deve ser do interesse de todas nós: fibroadenoma da mama, sabem o que é?

Por mais que a nossa genética aponte a possibilidade de um possível câncer, mulher nenhuma está preparada para este diagnóstico.

Imagine se ele vier antes dos 30 anos?

No Brasil, não há estatísticas sobre o câncer de mama precoce, mas pesquisas norte-americanas mostram que aproximadamente 7% das mulheres diagnosticadas com câncer de mama têm 40 anos ou menos. Se reduzirmos nossa análise para 30 anos, esse percentual será ainda menor.

O fibroadenoma da mama é um tumor benigno que surge frequentemente em mulheres com menos de 30 anos como um nódulo duro que não causa dor ou incômodo e é semelhante a uma bolinha de gude. Geralmente não se torna um câncer e sua malignização é um evento raro.

A Sá ou melhor, Sabrina Silva é minha “prima-amiga-irmã” (ainda não achei no dicionário um termo que defina a nossa relação pois, ela é tudo para mim e ainda madrinha da Iasmin) passou por esta experiência aos 27 anos e veio contar para gente como é o fibroadenoma e, principalmente deixar um alerta para todas nós.

(Minha primeira entrevista oficial no blog J)

“Meu nome e Sabrina Silva tenho 30 anos recém completados em novembro de 2015, sou recém-casada e mãe da Lola - SIM sou mãe de cachorro com muito orgulho. Trabalho na área administrativa e financeira a uns bons anos e tenho uma vida rotineira como todas nos. Venho contar para vocês como descobrir um bicho de sete cabeças ou melhor 7 ou mais nódulos na mama. Sim tenho 30 anos mais desde os 27 já sei da existência deles, e para você que já começou a rezar 10 ave marias eu não vou morrer !!!!”

De onde surgiu a ideia de fazer o toque durante o banho uma vez que a maioria das moças nesta idade não tem este habito?

Nem eu tinha esse habito, foi uma surpresa coisa do destino mesmo.
Em janeiro de 2014 numa quarta-feira muito feliz pois, havia tirado a carteira de habilitação, a noite após o trabalho, fui tomar meu banho como de costume , em meio sabonete e espumas quando passei a mão ao lado da mama esquerda senti uma bolinha (tipo bola de gude) meu Deus!!! O chão do banheiro parece que desmoronou! Não contei para minha mãe por medo mesmo de assusta-la e falei somente com meu marido na época namorado.

Por que decidiu ir ao médico?

De imediato já comecei a pesquisar na internet o que seria e as mensagens não eram positivas, então no dia seguinte marquei a mastologista. Tenho plano de saúde mais nos dias de hoje não se tem consultas para serem agendadas tão rápidas. Então esperei por uma loooonga semana. Não tinha referência nenhuma da doutora que havia escolhido e foi na sorte mesmo.

Quais foram os procedimentos após a primeira consulta?


Chegando ao consultório todos os meus medos se multiplicaram já que optei por não contar para minha mãe e tive que ir sozinha, uma vez que o Lê estava no trabalho e não teve como me acompanhar.
A consulta é como rotina mesmo: perguntas de doenças familiares (meu pai faleceu de câncer no pulmão) histórico se já fez cirurgias e outras perguntas. Depois a Dra pediu para tirar a blusa e o sutiã e deitar na maca.
Ela fez o exame de toque e me disse:
“Tem outro aqui olha, é maior!”
Gente pensei: “Estou é com os dois pés na cova mesmo” (brincadeirinha).
Com a descoberta desse outro nódulo e com proporção maior ela optou por fazer a punção neste para enviar material para biopsia.

Como foi receber o resultado?

fibroadenoma retirado
Voltei ao consultório 15 dias após a primeira consulta para receber o resultado da biopsia, ainda sozinha pois queria ter a certeza que não era nada grave.
A Dr.a me explicou que estess nódulos que agora tem nome: fibroadenoma são mais normais do que imaginamos e que não era Câncer..(Isso que queria tanto escutar).

Qual foi o tratamento?

Quando descobri fazia ultra-som de 6 em 6 meses agora já faço o controle anual (como o Papanicolau na ginecologista). Dessa forma a Dra. Verifica se teve alteração de tamanho, local e etc. Desde então não tive mais alteração nenhuma.

Qual é o conselho para as moças com a mesma idade que você?

Meninas e meninos (sim homens também) faça o auto - exame da mama seja na hora do banho ou em outro momento em que estiver com mais tranquilidade. Conheça o seu corpo e isso fara muito bem a você. Não é por que tenho vinte e poucos anos que não tenho que ir ao médico, precaução é sempre bom!

Viram meninas?

Imagens da Internet
Já postei aqui no Blog alertas quanto a prevenção do Câncer de Mama e em outubro este assunto sempre ganha mais destaque na mídia. Mas, atenção à saúde da mulher é algo que devemos ter o ano todo e nunca é cedo demais para começar.

Obrigada Sá pela coragem em tornar pública a sua experiência e que sirva de exemplo para muitas moças antes mesmo de completarem os seus trinta anos.

Até o próximo post!


Fontes:
http://www.mamorad.com.br/exames/saude-da-mulher/
http://www.tuasaude.com/fibroadenoma-da-mama/

Nenhum comentário:

Postar um comentário