quinta-feira, 6 de março de 2014

Pois é: Está chegando a hora mais esperada e... as visitas!

Este final de semana prolongado foi ótimo por conta do Carnaval.
Com a ajuda da minha mãe arrumamos todas as coisinhas da Iasmin, descansei e me diverti bastante ao lado da minha família.
Tenho um primo mais novo que é uma figura, daqueles que fazem todos ao seu redor darem boas gargalhadas. Ele tem uma filhinha que hoje está com três aninhos, e pegou o meu marido de conversa, contando momentos hilários que aconteceram durante a espera e chegada de sua pequena.
Um destes momentos que mais me fez rir foi ele relatando sobre as visitas. Contou que a companheira estava “destruída” e mesmo assim as pessoas não desconfiavam e ficavam em cima da filha recém-nascida. Que quando enfim todos iam embora, a neném chorava e chorava provavelmente devido ao dia agitado que teve.
E eu achando graça?
Ele mesmo disse: espera para você ver como é!
Já li a respeito das visitas no livro “Então você vai ser Papai” que dei de presente ao meu marido. E hoje resolvi pesquisar mais sobre o assunto.
Há regras de etiquetas para tal e selecionei algumas que acho mais pertinentes.
De todas as informações e dicas que existem a respeito, cabe a você escolher aquelas que mais se enquadram no seu dia a dia.
Segue as que eu escolhi, e depois conto para vocês se elas funcionaram ou não:

1) Evitem visitas no mesmo dia em que o bebê nasceu
A maioria das mamães passa muitas horas em trabalho de parto e depois que os bebês nascem ficam EXAUSTAS! Dependendo da hora em que o bebê nasceu (se foi de madrugada, por exemplo) é melhor deixar a visita para o segundo dia. Claro que se você for muito íntimo ou um parente bem próximo – como vovós/ôs e titias/os – a mamãe vai lhe querer por perto, mas é sempre bom perguntar antes! Bom senso é tudo! 
 2) Nunca peçam para carregar o bebê no colo!
Se a nova mamãe quiser que você segure o bebê, ela vai lhe oferecer. Caso contrário, não peça. Pedir para acordar o bebê então, NEM PENSAR! Evite encher o pequeno (a) de beijos, ou respirar muito perto, lembre-se que ele (a) ainda não tomou todas as vacinas. E uma dica: O melhor lugar para fazer carinho no recém-nascido é o pezinho.
3) Fotos do bebê
Se quiserem tirar fotos do bebê, perguntem para a mamãe se pode! Se ela permitir, não coloquem FLASH de jeito nenhum! 
4)  Visita rápida
Façam uma visita rápida: fiquem pouco tempo na maternidade ou na casa. Acredito que uma vista de até uns 30 minutos é o ideal. Se você for um parente muito próximo pode ficar o tempo que considerar necessário, só preste atenção se a mamãe não está cansada ou quer tirar uma soneca. Do contrário, nada de ir esperando passar o dia, almoço, lanche e jantar ok? Ah! Sempre ligue ou avise quando pretende ir.
5) Hora das mamadas: deixem a mamãe e bebê sozinhos!
Assim que o bebê nasce, as mamães ficam um pouco estressadas com o momento das mamadas por diversos motivos: não sabem se o leite vai descer, o início das mamadas doem demais, os seios estão extremamente grandes etc. Ou seja, não fiquem de jeito nenhum observando a mamãe dar as mamadas ao bebê! Saiam do quarto e deixem esse momento íntimo apenas entre eles! (ainda mais se for um homem)
6) Pode levar crianças?
Sempre bom perguntar antes e ter certeza de que as crianças que o acompanharão não estão com absolutamente nenhuma doença! 
7) A mamãe normalmente está bem sensível nos primeiros dias do nascimento
Não façam comparações do tipo de parto, sobre o peso com que a criança nasceu ou sobre ter ou não que amamentar! Tais comentários são desnecessários e desagradáveis.
8) Lembrancinhas
Não é legal o visitante querer levar lembrancinhas para outras pessoas que não estejam na visita! Normalmente, as lembrancinhas são contadas (uma por família, por exemplo). Lembre-se que lembrancinhas não são brindes!
 9) Cheiros
Por último, é legal não chegar com um perfume muito forte ou cheiro de cigarro (óbvio) para uma visita ao recém-nascido! 
 10) Dicas de presentes para levar durante a visita: 
Flores
Ao contrário do que os outros sites dizem, eu acho que PODE SIM levar FLORES! Toda mulher gosta desse tipo de presente! 
Livros
Livro também é uma boa opção de presente para as mamães. Podem ser daqueles que ajudam a estipular a rotina, e com dicas para os novos pais.
Levar algum presentinho para o bebê não tem erro!
Pode ser roupinhas, acessórios, brinquedinhos, peças de enxoval etc. Vamos adorar!


Rúbia Lisboa

3 comentários:

  1. O a regra numero 1 é essencial, a maioria das mães mal estão se aguentando e ficam sem graça de dizer que não estão prontas ainda para receber visitas, ainda mais sem aviso...kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Prima, com a chegada da mais nova integrante da família Iasmin, hj vc viu como a dica numero 1 é realmente importante, viuuuu eu avisei.....rsrsrsrsrs......parabéns mamãe!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Douglas....Na prática é muitooooo dificil. Mas no final tudo vale a pena :)

    ResponderExcluir