quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Neste calor, dica para combater os "benditos" pernilongos... Ráh!

Foto da internet.
Hoje a Iasmin teve consulta de rotina no pediatra.

Graças a Deus está tudo bem e a Drª Marina só pediu para ficarmos de olho no peso da pequena. Não está na margem vermelha, mas, já ultrapassou a verde logo, é bom ligar o alerta (Entenda a curva de crescimento).

Disse que já podemos diminuir o leite e começar a eliminar as chupetas e mamadeiras, para ela chegar aos dois aninhos sem estes hábitos. Agora começa a prova de fogo, largar o “bú” (bico) vai ser “elas”! 

O leite de vaca e derivados (danoninhos, iogurtes, etc.) são verdadeiros vilões e manter a sucção de agora em diante começa a prejudicar a arcada dentária e de fato os dentinhos da Iasmin já estão curvadinhos (cenas dos próximos posts).

O que gostei mesmo, foi que ao comentar deste abençoado calor que estamos enfrentando, os pernilongos estão fazendo a festa nas nossas crianças. Iasmin, fica empolada da cabeça aos pés.

Pedi orientação quanto aos repelentes e a doutora disse que tudo é química, que até podemos comprar, mas, o ideal mesmo é o mosquiteiro.
Porém, os benditos pernilongos parecem que estão em mutação e, conseguem passar em tudo quanto é lugar que nem mosquiteiro tem resolvido.

Foi aí que ela nos recomendou os repelentes naturais e nos ensinou um que é feito com cravo da índia.

Eu não conhecia e adorei a sugestão. Vou começar a fazer hoje e é lógico, não poderia deixar de compartilhar com vocês.

Anotem aí:

Ingredientes:

1/2 litro de álcool
10 gramas de cravo da índia (2 colheres sopa)
100 ml de óleo de bebê (ou substitua por óleo mineral, óleo de amêndoas,…)

Modo de preparo:

Coloque o álcool numa garrafa de vidro de 1 litro e adicione os cravos. Deixe o cravo curtindo no álcool por 4 a 8 dias, agitando 2 ou mais vezes/dia (pelo menos de manhã e de tarde – quanto mais se agita, e por mais tempo deixar em infusão, mais concentrado vai ficar). Desta forma, o álcool irá extraindo o óleo essencial do cravo (o óleo de cravo tem a propriedade de repelir também formigas (da cozinha e dos eletrônicos e até as pulgas dos animais).

Após 4 dias acrescente o óleo que você escolheu.

Coe tudo, coloque em frascos bem limpos e de preferência com tampa de borrifador, para facilitar a aplicação (caso não tenha este tipo de tampa, coloque uma gota em cada braço e pernas, espalhando como se faz com o repelente comercial, e os mosquitos serão repelidos).

Como sabemos óleo e o álcool não se misturam completamente, então antes de usar de uma agitada no frasco. Dê uma certa distância e borrife um pouco desta solução sobre a pele. (Caso fique com receio de passar em seu bebê tão novinho, basta borrifar pelo ambiente e manterá os pernilongos longe).

E como todo repelente, tem de ser reaplicado a cada 6 h aproximadamente.

Ah! As picadas de pernilongo na Iasmin têm virado machucadinhos e depois manchinhas escuras. A doutora disse que é devido a exposição ao sol. Então, mais um motivo para abusar do protetor solar e assim minha pequena não ficará com manchas na pele.


#ficaadica

E até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário